<i>Renault</i> deslocaliza <i>Clio</i>

A possibilidade de o grupo Renault deslocalizar a produção do Clio IV para a Turquia, avançada há uma semana pelo jornal La Tribune, está a provocar fortes preocupações em França.
«Se a decisão de deslocalizar a produção do Clio IV para a Turquia se concretizar, o Estado francês não poderá deixar de reagir», avisa a CGTP, lembrando que a Renault recebeu uma importante fatia de dinheiros públicos no âmbito do plano de ajuda à indústria automóvel: três mil milhões de euros de empréstimos bonificados em troca da manutenção dos postos de trabalho.
A direcção do grupo afirma que a decisão ainda não está tomada, mas não a desmente; entretanto, vai emitindo sinais contraditórios, apontando as actuais instalações da Clio em Flins como potenciais receptoras de Zoe ZE, o protótipo da futura gama de carros eléctricos, e da produção de baterias para esse tipo de veículos a partir de meados de 2012.
O governo francês, por seu lado, não esconde o incómodo da situação. O ministro da Indústria, Christian Estrosi, diz-se «chocado» e já convocou Patrick Pelata, director geral da Renault, para uma reunião. O Estado, que representa 15 por cento da empresa, «não tem um representante no conselho de administração para ficar de braços caídos», assegura. Resta esperar para ver. É que a Renault recebeu ajudas em troca da garantia de não fazer despedimentos mas acabou por implementar um vasto plano de «saídas voluntárias» de mais de 4400 trabalhadores.


Mais artigos de: Europa

Madrid quer reforçar laços com Mercosul

Os responsáveis de Assuntos Europeus dos 27 debateram esta semana em Segóvia as prioridades, objectivos e linhas de acção do programa da presidência espanhola da UE.

PC da Boémia e Morávia ameaçado

O Gabinete de Imprensa do PCP, em nota divulgado a 12 de Janeiro e que a seguir se transcreve na íntegra, dá conta de uma carta do Secretariado do Comité Central do PCP enviada à embaixada da República Checa manifestando a sua apreensão pelas ameaças que pendem sobre o Partido Comunista da Boémia e Morávia e...

Uma história conveniente

26 de Dezembro. O Natal estava ainda fresco, as famílias, os amigos e demais participantes faziam o rescaldo das festividades, quando os meios de comunicação nacionais e um pouco de todo o mundo noticiaram que um jovem nigeriano tinha tentado fazer explodir um avião que fazia a ligação entre a Holanda e os EUA. Desde...